Subjetividade

Eu poderia escrever uma crítica à “Alice in Wonderland”, afinal todos os detalhes ainda estão guardados na minha cabeça, mas não vou. A rede está saturada de sites/blogs que postam críticas, boas ou não, de todos os filmes lançados. Se vieram para cá procurando uma crítica à Alice sugiro que vocês leiam a crítica do mestre, digo do Pablo Vilaça. A minha questão aqui é: o que se caracteriza como um bom filme? Eu poderia alargar a discussão e perguntar o que faz um bom livro, uma boa pintura, uma boa escultura.

Vejo filmes consagrados como clássicos, como marcos, como lixos épicos e isso sempre me pareceu um senso comum entre... Quem? Quem disse que aquele musical é o melhor de todos os tempos, quem disse que aquela ficção é a melhor e única? Quando inventaram um gosto comum para as artes?

Alguns podem ver pela visão técnica, outros podem enxergar com a visão de leigos e ter opiniões diferentes, não significando que uma vai estar certa e outra errada. Técnicas se reinventam, técnicas nascem. Acadêmicos, com sua mania de classificar as coisas, então sempre encontrando uma nova técnica quando o comportamento não se encontra nas definições já definidas. E a surgem os prêmios. Quantas vezes você já não discordou do resultado desses awards da vida e até do Oscar? Eu já, e não foram poucas.

Se passar de cinema para música caio no paradigma sobre o que é rock e o que não é. Essa luta travada hoje entre bandas e fãs, entre críticos e tradicionalistas. E dentro do rock, o que é o bom rock e o que não é, mas... O que é um bom rock para você? O que é uma boa música, o que é uma boa melodia?

Todo esse papo non-sense e viajado aqui é só para falar que o bom e o ruim são subjetivos. Eu sei que você já sabe e não estou falando nada de novidade. Só estou desabafando sobre como me sinto por ter meu gosto censurado por alguns que procuram ser “normal” perante a sociedade, mas não vêem que o normal não tem graça nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS RECENTE

White Noise

A vida inteira eu tento me encaixar por todos os lugares onde me vejo obrigado a estar. No início a escola, cursos extra curriculares, curso...